Você pediu pelo “Modo IA”?
Quando o Google lançou as Visões Gerais de IA para a Pesquisa no ano passado , a recepção não foi tão boa. A IA da empresa cometeu alguns erros crassos com seus resultados , muitos dos quais viralizaram. Em resposta, o Google retirou o recurso, reformulou-o e, aos poucos, o reintroduziu para o público em geral. Você provavelmente já percebeu.
O Google continua seu trabalho de adicionar IA à Busca — quer você queira ou não . Desde março, a empresa vem testando algo chamado Modo IA. Veja, o Google afirma ter ouvido de “usuários avançados” que estão buscando respostas de IA em mais de suas buscas no Google. Em resposta, o Modo IA permite que você faça perguntas multipartes à IA, que oferecem funções mais avançadas de raciocínio, pensamento e multimodalidade (combinação de texto, imagens e vídeo).
No papel, parece uma Visão Geral da IA mais complexa, mas é um pouco mais complexa do que isso. O Modo IA é uma aba própria na Busca, que transforma a interface do usuário em algo mais parecido com o que você esperaria do ChatGPT ou Gemini. O Google afirma que essa experiência deve combinar o que exigiria várias buscas em uma só: você pergunta algo complexo à IA, ela raciocina sobre isso (mostrando seu raciocínio ao longo do caminho) e fornece uma resposta completa com vários resultados, afirmações e resumos — citando suas fontes para cada uma de suas gerações.O Google afirma que o Modo IA utiliza uma técnica de “conferências em leque” para gerar seus resultados. Basicamente, ele busca por vários itens relacionados simultaneamente, combinando esses resultados na resposta que você vê no final. O Modo IA extrai dados de diversos pontos diferentes para seus resultados, incluindo resultados da web, o Knowledge Graph do Google e dados de compras.
O Google usa a seguinte consulta para demonstrar essa abordagem: “Qual é a diferença nos recursos de monitoramento do sono entre um anel inteligente, um smartwatch e um tapete de monitoramento?” O Modo IA supostamente pega essa pergunta de várias partes, desenvolve um “plano” de várias etapas para conduzir uma série de pesquisas para encontrar as informações e altera esse plano de acordo com os resultados retornados.
Novos recursos chegando ao Modo IA no futuro
Além de lançar o recurso para todos os usuários, o Google compartilhou mais novidades sobre o Modo IA na I/O. A maioria dos anúncios são sobre recursos planejados para um futuro próximo, mas aqui está o que você pode esperar do Modo IA no futuro.
Primeiro, o Modo IA receberá o Gemini 2.5, o “modelo mais inteligente” do Google, esta semana. Se isso acontecerá hoje ou em algum momento neste fim de semana, ainda não se sabe, mas será interessante ver como o Gemini 2.5 afeta o desempenho do Modo IA — pelo menos enquanto você o estiver usando com o Gemini 2.0.
Há também a Busca Profunda — semelhante, mas não exatamente igual, à Pesquisa Profunda . A Busca Profunda utiliza o modelo do Modo IA e se aprofunda, realizando centenas de buscas em suas consultas. Assim como a Pesquisa Profunda, a Busca Profunda pode gerar um relatório com base em suas descobertas. (O Google afirma que isso pode ser feito em “apenas alguns minutos”.) O Modo IA também poderá gerar gráficos e tabelas, se fizer sentido para a consulta.
O Google também está adicionando recursos de agente ao Modo IA. “Agente” é o termo da moda em IA atualmente, que basicamente abrange qualquer tarefa que a IA execute em seu nome. Assim, a IA de agente é um objetivo para muitas empresas que buscam transformar assistentes de IA em assistentes reais . Se você realmente achará essas ferramentas úteis é outra história, mas você pode esperar algumas ferramentas de IA de agente no Modo IA nos próximos meses. Por exemplo, você pode pedir ao Modo IA para encontrar ingressos acessíveis para um determinado jogo de beisebol em uma noite específica, e ele não apenas exibirá os links para você, como também preencherá todos os formulários necessários, então, em teoria, você só precisa confirmar sua compra.
O Modo IA também oferecerá recursos de compras ainda este ano. O Google afirma que uma solicitação de compra retornará um “Gráfico de Compras”, que pode extrair informações de mais de 50 bilhões de listagens de produtos, na esperança de mostrar produtos relevantes às suas solicitações. Se for uma peça de roupa, o Google permitirá que você a experimente virtualmente .
O Modo IA também poderá extrair informações de suas pesquisas anteriores, bem como de seus aplicativos do Google (começando pelo Gmail), se você optar por participar. A ideia é mostrar resultados mais relevantes com base no que você fez no passado e no que você gosta.Como experimentar o Modo IA
O Modo IA não é mais apenas um recurso experimental para usuários do Google Labs: após o Google I/O 2025 , o Modo IA está sendo implementado para todos nos EUA. Assim, na próxima vez que você acessar a página inicial do Google ou abrir o app Google no seu celular, poderá ver a nova aba “Modo IA” no lado direito da barra de pesquisa. (Alguns usuários viram o Modo IA substituir o botão “Estou com sorte” , mas esperamos que esse seja um experimento concluído por parte do Google.)
Para usar o Modo IA, basta clicar no botão. O Google oferecerá sugestões de perguntas, mas você pode digitar qualquer consulta que tiver. Você pode inserir os mesmos tipos de pesquisa que faria normalmente, mas experimente uma pergunta com várias partes. ( Os materiais promocionais do Google incentivam você a fazer “10 perguntas em uma”.)
Se você já usou a busca na web de um chatbot, seja o Gemini do Google ou o ChatGPT, esta será uma experiência familiar. As respostas são divididas em seções, com os marcadores habituais da IA e links para fontes individuais. Você também pode obter alguns elementos interativos: se você perguntou sobre um local específico, por exemplo, poderá ver uma janela do Google Maps em linha.
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